segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Festa da Uva 2010 - 1ª visita

Ontem, domingo 21 de fevereiro, eu e Dario fomos aos Pavilhões da Festa da Uva para um passeio.
Fomos pela manhã, com o intuito de visitar a festa sem pressa.
Dario já havia ido várias vezes, em função do trabalho que desenvolveu com a equipe da hospitalidade e de alguns clientes que estão expondo. Foi também na solenidade de abertura, mas eu ainda não havia ido.
Estava com grande expectativa em função da divulgação e também do trabalho de pesquisa que Dario desenvolveu para montar o treinamento para o grupo da recepção do evento.
Então... fomos. Ao entrar nos pavilhões somos recepcionados pela Estação do Abraço e assim recebemos diversos, com muita alegria.
Estação de recepção ao visitante.

Realmente nos sentimos bem-vindos. Os pavilhões estão divididos em estações, tal qual uma viagem de trem, tema da festa.
Logo adiante encontramos as soberanas, muito lindas e simpáticas. Claro que eu tinha que tirar uma foto com elas.

Aline Galva Perera, Tatiane Frizzo, eu e Kátia Pisetta Weber.

Uvas, lindas, inimagináveis, grandes... Que delícia!


Exposição de diferentes tipos de uvas, mas cada cacho lindo!

Muita coisa linda, uma grandiosa festa. Muitos expositores, de todos os segmentos que fazem de nossa cidade e região um vale de felicidade e prosperidade.

Mas adivinhem o que me chamou atenção: crafts.

Para colocar na maçaneta da porta.

Frivoletê... Conhece?
Lindos... maravilhosos.
Crochê
Macramê

Encontrei uma área onde os expositores de artesanatos vieram de diferentes cidades aqui da região. E os mais belos trabalhos vieram de Veranópolis: uma linda cidade a mais ou menos 80 Km daqui. Os trabalhos são da Arteve - Associação do Artesão de Veranópolis, que na Festa da Uva estão sob a liderança da simpática Srª Antonia Primieri Gasparin. Diversas técnicas com um quesito em comum: muito bem feitas. Claro que eu comprei algumas coisas, pena que não pude comprar tudo.

Super crafter Srª Antonia Primieri Gasparin.

Depois disso, passeamos pelos corredores mais um pouco, degustamos alguns vinhos e sucos e fomos almoçar. O almoço foi no Salão Paroquial das Réplicas, uma área muito especial do parque que simula a Caxias do Sul do início da colonização italiana. E o almoço não poderia ser diferente: comida farta, muita música, gente falando alto e uma rifa para finalizar. Uma delícia de almoço... em todos os sentidos. Nos deliciamos com tudo isso, não ganhamos nada na rifa e voltamos para mais uma voltinha dentro dos pavilhões. Passamos pelos mesmos locais anteriores, mas vimos coisas diferentes, encontramos conhecidos e amigos e também um curso rápido para aprender a degustar vinhos. Eu já estava um pouco cansada, pois o dia estava bem quente, mas em nome da parceria, topei participar. Na verdade é apenas uma exposição a respeito de degustação de vinhos, porque este tema rende horas e horas de muito estudo... Por R$ 5,00 por pessoa, o enólogo André Gasperin explicou algumas noções básicas de diferenciação de tipos de uvas e vinhos e degustamos e tentamos praticar as dicas que ele deu. Valeu a pena com certeza.

Depois disso, andamos mais um pouco e nos despedimos da Festa... Por enquanto, porque (parafraseando o Anonymus Gourmet) voltaremos!
*********
Arteve: Associação do Artesão de Veranópolis tem como sede a Casa Saretta (RSC 470, Km 177, esquina com a 24 de Maio), em Veranóplis/RS. O telefone de lá é (54) 3441-7695, mas até dia 07 de março de 2010 estarão expondo aqui em Caxias do Sul/RS na Festa da Uva. Confira!
Mais fotos no flickr.

Um comentário:

Petit Art - Maitê disse...

oi...
Quero te convidar p/ participar da brincadeira super legal e divertida recheada de um prêmio bacaninha, q. está acontecendo no meu blog.
Vai lá e deixe sua marquinha.Tá?
♥bjo bjo♥